Dia dos Pés Descalços


Sair à rua de pés descalços em homenagem a Cesária Évora. Este é o desafio que a produtora Harmonia lança, pela terceira vez, aos cabo-verdianos na próxima quinta-feira, 27 de agosto, dia em que a Rainha da Morna faria 74 anos, se estivesse viva. Trata-se de uma forma “autêntica” de recordar a simplicidade de Cize, que apesar de ter brilhado sempre nos palcos do mundo por onde passou, fez questão de celebrar o seu aniversário no Mindelo, a sua terra natal.

A produtora musical Harmonia diz, em nota, que para "dar continuidade à brilhante ideia de Moisés Évora, jornalista da RCV, convida todos os que seguiram Cesária Évora no seu percurso a marcar o dia em que ela completaria 74 anos, com o simbolismo da sua autenticidade".

A intenção é passar esse dia com os pés descalços - uma particularidade que caracteriza a diva da música cabo-verdiana e que inspirou o nome do seu primeiro disco - e que continua a ser uma expressão utilizada quando se fala de Cesária Évora e da sua simplicidade.

Este apelo ao Dia dos Pés Descalços já registou adesões em França e Portugal. Recorde-se que no ano passado esta iniciativa ultrapassou as fronteiras de Cabo Verde e chegou a outras paragens do mundo com muitos fãs e admiradores da diva a aderirem à iniciativa. Andar com os pés descalços para relembrar aquela que foi uma das jóias mais preciosas do país, que com a sua voz retratou a alma do povo crioulo e ensinou o mundo a cantar Cabo Verde.

Nomes como a cantora de jazz brasileira Badi Assad, o presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, a ministra de Educação, Fernanda Fernandes, os artistas Antero Simas, Voginha e Tiolino, entre outros, prestaram este tributo no ano passado. Na área do teatro, João Branco e Vítor Silva também entraram nesta lista.

(notícia tirada do Jornal A Semana)

Links relacionados
Ver também

E também



Biografias:
Cesária Évora