Neuza

Produção & distribução Harmonia

Neuza nasceu na cidade da Praia em 1985. Sua mãe, que se mudara para a capital do país na década de oitenta, em busca de melhores condições de vida, cantava nos bares da cidade em troca de comida, tabaco e bebida, enquanto Neuza ficava na humilde casa de pedra coberta de palha ao cuidado das irmãs mais velhas.

Aos seis anos, Neuza perdeu a mãe, vítima de doença grave, causada pelo excesso de consumo de tabaco, e passou a viver com a sua madrinha, com quem conclui os seus estudos. Viveu durante esse período entre as ilhas do Fogo e Santiago.

Na memória e no coração, Neuza guardou o som das melodias que desde sempre escutara, cantadas por sua mãe, tendo muito cedo aprendido a cantar as músicas tradicionais da ilha do Fogo. O fatídico destino da mãe, levou-a a recear o caminho da música, tendo optado, quase como defesa, por uma vida comum, um trabalho normal, que lhe permitisse garantir o sustento da sua pequena filha.

É, aos 24 anos, no local de trabalho, um restaurante da capital, onde ela desperta o interesse dos colegas que a escutavam e convencem-na a usar o microfone e cantar para o público.

Ao convite do músico Manuel de Candinho, Neuza atuou num restaurante da capital e recebeu o seu primeiro cachet, tendo sido um momento de imenso significado na sua vida. Começou então a atuar em outros espaços da capital a convite de outros artistas, um dia um amigo, convidou o José da Silva, para assistir a sua atuação num bar da cidade da Praia. Ao ouvir a voz, José da Silva acabaria por propor-lhe a gravação do que viria a ser, o seu primeiro disco.

“Flor di Bila” foi inteiramente gravado no Fogo, cuja essência corre nas veias da jovem artista.


Um video



Djar Fogo



Discografia



Flor di Bila (2013)

Produção & distribução Harmonia
Títulos do disco
  1 Djar Fogo Djar Fogo
  2 Cuidado na bu Bida
  3 Ilha de Encanto
  4 Trabessado
  5 Rabolo
  6 Flor di Bila
  7 Zé di nha Mina
  8 Deuza
  9 Lembrança antiga
10 Rabolo di mi cu Maria
11 Um ten Sodade
12 Caela
13 Trabessado

E também



Discografias:




<<
3 photos
>>